quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Massa de malagueta


Estas férias, andei preguiçosa. Não fiz compotas, como em anos anteriores (apenas um chutney, ainda em julho), e as nossas refeições foram sempre muito simples. Grelhados e saladas, essencialmente.
Num dia de agosto, venci a preguiça e, juntamente com o meu pai, fiz massa de malagueta, com as malaguetas da nossa horta. Eis a receita:

Calçar umas luvas. Este passo é obrigatório, pois as malaguetas largam um líquido muito forte e agressivo, que provoca ardor e borbulhas na pele. Por esse motivo, aconselho a que façam esta tarefa ao ar livre, pois o cheiro pode provocar irritações nos olhos.

Arranjar as malaguetas, tirando-lhes os pés, as membranas e as pevides (se deixarem estas últimas, a massa ficará mais picante). Moer as malaguetas (na Bimby é muito rápido, mas podem usar um 1-2-3 ou um robot de cozinha qualquer – o meu avô, de quem herdámos esta receita, utilizava um moinho manual).
Para cada kg de massa, juntar 200 g de sal grosso. Mexer e colocar uma tampa, deixando uma pequena abertura, ou cobrir com um pano. Todos os dias, mexer a massa, pelo menos uma vez. Ao fim de poucos dias, a massa estará pronta a utilizar. No entanto, deve-se deixar curar um mês, antes de a colocar em frascos esterilizados, pois só assim se conservará.
Para conservar a massa nas melhores condições, procederei da mesma forma como procedo quando quero guardar compotas ou chutneys: fervo os frascos (e as tampas) e ponho-os a escorrer sobre um pano limpo. Encho-os com o produto e viro-os ao contrário, de modo a que criem vácuo natural. 
Podem utilizar a massa de malagueta para temperar carnes ou peixes, na tradicional vinha-de-alhos, ou como entrada, com pão e queijo fresco (iguaria típica açoriana, que poderá ser encontrada em muitas tasquinhas e restaurantes típicos). 
Espero que tenham gostado deste post mais picante do que o habitual :)
Ilídia

5 comentários:

Prata da casa disse...

Olá Ilídia: como boa açoriana,adoro massa de pimenta ( feita no tal moinho manual pela minha mãe). Gostei dessa com malagueta e com esse queijinho então,hummmm,um verdadeiro pitéu!
Bj
Márcia

Luís Neves dos Santos disse...

Cara Senhora Dona Ilídia
Foi com estupfacção que descobri este interessante "blog". Tendo estudado Ciências Agrárias na Terra Chã (12 de Janeiro a 3 de Agosto de 1981, ingressando posteriormente na Universidade de Évora), deu-me - recentemente - uma saudade enorme de comer queijo fresco de vaca, com massa de malagueta (ou "malagata", no dizer do "Barraca", na venda do "Retornado"). A pesquisa troxe-me a este blogue encantador.
Parabéns
Luís Neves dos Santos

Anónimo disse...

Muito Obrigado pela informação!

Anónimo disse...

Muito obrigado por partilhar a receita!!

Receitas ao Desafio disse...

Vim aqui ao Receitas pesquisar esta receita, pois vou fazê-la, hoje, pela primeira vez. Bj, PMT