sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Batatinhas no forno com orégãos


Estas batatinhas são deliciosas!
A receita foi-me dada por um colega, o Rui, que é um querido e, de vez em quando, faz uns almocinhos para os colegas na escola... fantásticos!
Experimentem que vão  gostar!

Ingredientes
batatas
azeite (bastante)
sal q.b.
massa malagueta q.b.
1 cabeça de alho
orégãos secos q.b.
vinho verde q.b.



Preparação
Descasco as batatas, lavo-as, corto-as em cubinhos e coloco-as num recipiente refratário.
À parte, faço o molho com os dentes de alho esmagados, o sal, o azeite, a massa malagueta, os orégãos e um pouco de vinho verde. Mexo bem, verto sobre as batatas e misturo tudo com uma colher de pau. Tapo com folha de alumínio e faço-lhe uns furos com a ponta de uma faca. Levo ao forno e, passados mais ou menos 45 minutos, retiro e mexo. Coloco novamente no forno, mas já destapado, até as batatas ficarem lourinhas.
NOTA: se estiverem com alguma pressa e sem tempo para descascar as batatas, podem fazer esta receita com batatas às rodelas congeladas, da marca Continente por exemplo, que também ficam muito boas (2ª e 3ª fotografias).

Bom apetite!
Maria

6 comentários:

Ilídia disse...

As batatinhas do teu colega Rui, pai da minha aluna :)
Ainda hoje, quando foi buscar as notas da filha, falámos desta receita :)
Hei de experimentá-la, com certeza.
Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Hum... deveras apetitosas. Já agora... Também ficam muito boas temperadas com sal fino e alecrim fresco picado + fio de azeite. Bjs, PMT.

Anónimo disse...

Adoro batatinhas assadas. São um acompanhamento fácil de fazer (se optarmos pela versão das congeladas).Uma receita muito aromática. Nas minhas costumo colocar ervas aromáticas para saladas,alho em pó e azeite ( e sal, claro)
Um abraço (fiquei com pena de não teres podido comparecer no lanche de bloggers cá em casa, e sei que tu também ficaste).
Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Obrigada pelas sugestões meninas;)
Tive pena sim, Patrícia, mas fica para uma próxima...
Bjs.
Maria

Anónimo disse...

Olá Maria! Vim conhecer seu blog hoje e estou "de queixo caido" com a variedade e qualidade de pratos que Você faz! Parabéns! Gosto demais de batatas e experimentarei sua receita. Te conto como foi. Um abraço, Paula www.executivadepanela.com Sao Paulo, Brazil

Receitas ao Desafio disse...

Bem vinda Paula!
Fico feliz por ter gostado do nosso cantinho! Digo nosso, porque este blog é de várias pessoas, daí o nome. A ideia surgiu de uma colega nossa, que também tem um blog pessoal, não só de culinária - maisacrequedoce@blogspot.com - e que é MUITO BOM! Passe por lá que também vai gostar!
Também já estive no seu blog e fiquei deliciada com a sobremesa de gelatina ;)
Um grande beijinho.
Maria