quarta-feira, 13 de julho de 2011

Bacalhau à Lagareiro no 1º dia e Salada de Bacalhau no 2º

O bacalhau à Lagareiro tem origem nas Beiras. O seu nome deriva de ser cozinhado em fornos nos lagares de azeite quando se moía a azeitona. Assavam-se batatas e cebolas com casca espetadas num arame penduradas dentro do forno da lenha. Também aí se assava o bacalhau. Juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite acabado de tirar do lagar.

                                                                                                       http://www.1001receitas.com/component/recipes/receita/Bacalhau-a-Lagareiro



Este teve origem na minha cozinha. Foi preparado à minha maneira.
Tem o pormenor das batatinhas serem da minha horta experimental. A primeira colheita. Tive de enaltecê-la.

Preparação das batatas

Lavar as batatas com casca muito bem lavadas.
Colocá-las molhadas num tabuleiro.
Envolvê-las em sal fino, alho em pó, pimenta preta e bocadinhos de folha de louro.
Regá-las com azeite.
Levá-las ao forno a assar
Quando estiverem quase assadas, retirá-las do forno e dar-lhes um murro.
Virá-las e, se necessário, acrescentar mais um pouco de azeite.
Voltar a colocá-las no forno até estarem assadas.

Preparação dos lombos bacalhau

Num tacho, colocar água e leite, uma cebola cortada em quatro partes e 4 dentes de alho cortados ao meio. Os líquidos devem cobrir ligeiramente o bacalhau.
Vai ao lume até estar cozido.
Depois de cozido, colocar o bacalhau num tabuleiro. Polvilhar todas as faces o lombo com alho em pó e pimenta preta. Regar com azeite abundante.
Vai ao forno a dourar ou até fervilhar o azeite, para quem gosta do peixe mais branquinho e menos seco, como é o meu caso.


Acompanhei com bróculos cozidos e curtume feito com as primeiras cebolinhas da minha horta.
Perfumei com alecrim e salva.

No dia seguinte, como tinham sobrado dois lombos de bacalhau, batatinhas e bróculos, resolvi tranformar o jantar da véspera em algo também apetitoso, mas com outra apresentação e fiz esta salada.



























Desfiz o bacalhau, cortei as batatas a murro aos quadradinhos, piquei os bróculos.
Fiz um refogado com cebola e alho. Envolvi o  bacalhau.
Adicionei grão de bico.
Piquei azeitonas e pickles.
Misturei tudo numa assadeira.
Decorei com salsa picada.



























Espero que tenham gostado das sugestões.
Patrícia

15 comentários:

Ilídia disse...

Sim senhora, 2 em 1. Bacalhau à Lagareiro é a comida preferida do meu pai. Faço-lhe este prato em ocasiões especiais. O meu é ligeiramente diferente: vai ao forno em cru e com "quilos" alho picado. Quando o fizer novamente, publico-o. Da última vez, esqueci-me de fotografar. A salada do dia seguinte também me pareceu uma belíssima opção. Beijinhos

Dulce Caldeira disse...

Olá Patricia, ambos os pratos são do meu agrado,fiquei a contemplar por alguns segundos as tuas fotos.
Beijinhos.

São Ribeiro disse...

FICARAM OS DOIS FANTÁSTICOS, E BEM AO MEU AGRADO.
E QUANDO AS COISAS SÃO DA NOSSA HORTA SABE BEM MELHOR.
BJS

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de refeição!

a disse...

Que belo aspecto tem o bacalhau à lagareiro, é um dos meus pratos preferidos, bacalhau e polvo à lagareiro, gosto tanto...e a saladinha não lhe atrás, está com um aspecto de babar...lindas fotos!
Beijinhos

Cidália disse...

Eu adoro este prato, é dos meus favoritos.
Beijinhos

Rocio disse...

um prato de 10, gostame o bacalhau

Formiguinha disse...

Eu gostei de todas!

Na semana passada também fiz bacalhau à lagareiro, com algumas diferenças do teu, e também coloquei bróculos. Eu e o marido adoramos.:)

Parabéns por estas belas refeições.

Beijinhos da Formiguinha

Mónica Silva disse...

Isto é que é um manjar dos Deuses, como eu adoro este bacalhau à lagareiro que acaba numa salada deliciosa com sobras que eu tanti gosto :)

Beijinho

Mar disse...

Duas boas perspectivas, as que deixou. Uma de início. E uma outra que parte de uma pré-existência. Para a transformar numa coisa que vale por si. Gostei muito. E muito especialmente da inventividade e sensatez da segunda versão.

Um beijo da Mar. Para o outro lado do mar:)

Judith disse...

olà!!! adorei este bacalhau!!!!! ficou optimo!!! muitos beijinhos e obrigada per la visita! ;)

Receitas ao Desafio disse...

Quero agradecer a todas os vossos comentários. Fico feliz por terem apreciado estas duas sugestões!
Um beijinho
Patrícia

Chef Daniel Deywes disse...

É o tipo de receita que eu chamo de APAIXONANTE ...



abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Susana disse...

Patrícia, tanto a primeira como a segunda refeição estão divinais. Eu adoro bacalhau de todas as formas e feitios, por isso é-me dificil escolher qual o melhor.
Parabens pelas fotos que mostram a delicia que foram esses pratos.

Beijinhos

Gisela disse...

Como eu gosto de bacalhau à lagareiro, aliás, como eu gosto de bacalhau de todas as maneiras!!! E este está divinal.
Um beijinho e boa semana