sexta-feira, 13 de maio de 2011

Lasanha vegetariana

Antes de partilhar convosco a receita que trago hoje, queria mostrar-vos o meu bebé mais recente… o meu gato! Desde que a C. nasceu, o Faísca pensa que é o bebé lá de casa. Ele apodera-se de todos os artefactos da maninha e anda o dia todo atrás de mim a miar como se estivesse a chorar! E quando a C. chora, é pior ainda (atenção que ele nunca fez nada disso antes). Desta vez, o gatito lá esteve a dormir toda a tarde no berço da mana!


Vamos agora à receita…
Outro dia, estava por casa sem saber bem o que fazer para o jantar. Estava num daqueles dias difíceis. Quase em «pseudo» depressão! Não me apetecia carne, nem me apetecia peixe. Aliás, nem sequer me estava a apetecer cozinhar. Achava-me gorda e feia e “burra”, a pior mãe do mundo porque a rapariga não queria comer. Já tinha “papado” umas quantas amêndoas de chocolate (malditas) e o tempo também não estava a ajudar grande coisa. Enfim, coisas de gaja!

Abri o frigorífico e dei de caras com uns cogumelos a pedirem para ser usados, senão o destino estaria já traçado. Reparei que as courgettes também gritavam de dor e como detesto deitar comida fora, o jantar estava decidido, pelo menos uma parte! Tirei ainda umas cenouras, uns restos de tomate, umas folhas de lasanha fresca e estava feito…. LASANHA VEGETARIANA!



Para 6 pessoas

Ingredientes:

1 lata de tomate aos pedaços

2 ramos de rosmaninho

4 dentes de alho

Azeite q.b.

1 cebola média

1 courgette

1 cenoura

Cogumelos frescos

Espinafres

Lasanha fresca (usei marca continente)

Queijo q.b.

Bechamel (meia receita da bimby)

Sal e pimenta q.b.



Preparação:

1º passo

Picar os alhos às rodelas e levar a alourar num pouco de azeite. Quando estiverem dourados, verter a lata de tomate e os ramos de rosmaninho. Deixar reduzir e depois temperar com sal e pimenta. Tirar o que restar dos ramos de rosmaninho. Reservar.

2º passo

Picar a cebola finamente e refogar um pouco em azeite, juntar a cenoura às rodelas, os cogumelos laminados, tapar o tacho e deixar cozinhar uns minutos. Adicionar os espinafres (usei congelados por cozer, por isso introduzi aqui) e a courgette. Temperar a gosto e deixar apurar um pouco durante uns minutos (até estar tudo cozido). Escorrer a água em excesso. Reservar.

3º passo

Fazer bechamel e montar a lasanha em camadas, começando com o tomate e os vegetais e só depois a massa (para não pegar). Eu vou colocando o bechamel e queijo nas várias camadas porque acho que fica mais uniforme, mas há quem reserve o bechamel e o queijo apenas para a última camada. Fica ao vosso critério. Levar ao forno durante uns 15 minutos a gratinar.


No fim, ao olhar para a minha obra prima colorida, já me sentia um pouco melhor, pelo menos o jantar estava feito e compensava aquelas malditas amêndoas do diabo!

Bom fim de semana!

Rosa

Nota: A Ilídia já tinha apresentado uma lasanha vegetariana há algum tempo. A minha vai beber um pouco à dela, mas com umas pinceladas próprias!





4 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

Levas cá uma vida com o Faísca e com a C.!Também tenho a experiência gato e 1º filho e digo-te que no meu caso foi pior. Os ciúmes do gato eram tais que saiu de casa um dia, como costumava fazer, e nunca voltou. Sentiu-se mesmo preterido. Mas no teu caso, deixa a C. crescer e vais ver que vão ser amigos inseparáveis.
Quanto à lasanha, está divina!
E eu que ainda não publiquei a minha. Estou a ficar para trás no desafio das lasanhas!
Bjs e bom fim de semana.
patrícia

Ilídia disse...

Amiga, adorei a foto do meu sobrinho. Os meus bichanos também se ressentiram, mas agora até se dão bem os três, apesar de o manel gostar de correr atrás deles pela casa e de eles, pachorrentos como são, não acharem lá muita piada. A lasanha deve ser ótima, mas acredito que o teu "home" também a tenha comido como acompanhamento, tal como o meu :) Bjs

Receitas ao Desafio disse...

Ai que lindo "miau" que tu tens. A Patrícia e a Ilídia já me tinham dito que era lindo...e é mesmo!!! A lasanha não fica atrás, ihihihih!!! PMT

Receitas ao Desafio disse...

Fiquei tão babada a ver o gato que só depois é que li o teu texto inicial. ROSINHA, pensamento POSITIVO!!!! Estás uma mamã óTIMA!!! Come um chocolatinho que faz bem à alma, Bjs, PMT