sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Estufado de Cogumelos

Esta fui eu que inventei. Num final de tarde, depois do trabalho, passei pelo Modelo para levar qualquer coisa para jantar, quando olhei para as embalagens de cogumelos frescos e me inspirei. Então... aqui vai:

2 embalagens de cogumelos frescos inteiros (600 gr)
1 embalagem de bacon aos cubinhos da marca Continente (200gr)
1 embalagem de presunto fatiado da marca Continente (200 gr)
azeite q.b. (sejam generosas neste ingrediente)
4 dentes de alho esmagados
pimenta branca moída para temperar

Faz-se o refogado com o azeite e os alhos esmagados. Adiciona-se a embalagem do bacon e o presunto cortado em pedaços. Deixa-se alourar um bocadinho, enquanto lavamos e laminamos os cogumelos com a ajuda de uma faca (não muito finamente). Juntam-se então os cogumelos e envolve-se tudo muito bem. Tempera-se com pimenta, de preferência moída no momento, e tapa-se. Mexe-se de vez em quando e, assim que o molho tiver desaparecido quase por completo, retira-se do lume e serve-se.

Esta receita poderia perfeitamente ser uma entrada, mas costumo "transformá-la" em prato principal, acompanhada de bróculos cozidos al dente.
Costumo cozinhar os cogumelos num Wok.
Não é necessário temperar com sal, devido àquele que já está presente nas carnes utilizadas.
Espero que gostem.


Maria



2 comentários:

sofia disse...

ola. parece-me deliciosa esta receitinha. é a 1eira vez que visito o seu blog e gostei bastante. ja me tornei seguidora. tb tenho um cantinho, se quiser visite-me em ;http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
beijocas

Bichinha disse...

Cogumelos frescos é uma opção que nunca falha e são deliciosos.