quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cataplana de lulas e marisco

Depois dos excessos da Páscoa, altura em que se elege mais a carne e os doces,  com exceção da sexta-feira santa, tradição que fazemos questão de manter cá em casa, a presença de peixe à nossa mesa é sempre um imperativo.
Quem me conhece sabe que prefiro o peixe à carne  e viver perto do mar tem sido, sem dúvida, uma mais-valia. Nesta cataplana contemplei lulas e mariscos vários. Ficou uma delícia.



A receita encontra-se no Foodwithameaning, já aqui ao lado.

Bom apetite!

Patrícia

sábado, 19 de abril de 2014

Cupcakes de Páscoa

Com estes cupcakes, venho desejar a todos quantos por aqui passam uma Páscoa feliz.



Ingredientes para as orelhas: 
50 g de manteiga
70 g de açúcar 
150 g de farinha (+ q.b. para polvilhar)
1 laranja (sumo e raspa) 

Glacé para as orelhas:
220 g de açúcar confeiteiro
1 clara de ovo
3-5 gotas de sumo de limão
corante q.b. para colorir

Cupcakes
(esta receita)

Cobertura:
180 g de açúcar
65 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
250 g de queijo mascarpone
24 pérolas para os olhos (usei vermelhas, mas pode usar de chocolate)
12 minicorações de açúcar para o nariz (não tinha, por isso, improvisei com confetis)

Preparação

Massa para as orelhas:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Reserve.
Bata todos os ingredientes (na Bimby, 15 segundos/ velocidade 6). Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda a massa e, com a ajuda de um molde (o meu foi decalcado da revista; caso não tenham jeito para desenhar, poderão imprimir uma destas fotos ou procurar moldes na Internet) e de uma faca, corte as orelhas. Coloque num tabuleiro e leve ao forno cerca de 15 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.



Glacé para as orelhas:
Bata o açúcar confeiteiro, a clara e o sumo de limão (na Bimby, 10 segundos/ velocidade 6). Coloque 1/3 do glacé numa taça e, com a ajuda de um palito, adicione uma gota de corante vermelho, para obter um tom rosa-claro. De seguida, coloque num saco de pasteleiro. Reserve. 
Com a ajuda de uma espátula, cubras as bolachas com o glacé branco, deixe secar e finalize com o glacé cor-de-rosa.

Fiz os cupcakes segundo a receita do bolo de chocolate vegan, dividi pelas forminhas de papel e levei ao forno a 160 graus, cerca de 20 minutos (fiz o teste do palito para verificar a cozedura).

Cobertura:
Bata a manteiga com o açúcar confeiteiro, até obter um creme fofo (na Bimby, 3 minutos/ velocidade 3).  Misture o mascarpone (na Bimby, 3 segundos/ velocidade 3). Coloque num saco de pasteleiro, cubra os cupcakes com o creme de mascarpone e coloque as orelhas (fixe-as com a ajuda de um palito na parte de trás ou pressione-as, enterrando-as no creme, de modo a que este sirva de "cola"). Coloque duas pérolas no lugar dos olhos e um coração ou confetis no lugar do nariz. 


Fonte: Revista Bimby - Momentos de Partilha, abril de 2014

Ilídia



segunda-feira, 14 de abril de 2014

Batatas tostadas da minha mãe

As batatinhas no forno da minha mãe são especiais. Nunca comi iguais. E até agora, nunca tinha conseguido fazer iguais às dela.
Num destes dias, enquanto andava às compras, decidi que o jantar seria frango no forno. Quando cheguei a casa, liguei à mamã... e não sei se foi do tipo de batata, se do tempo que estiveram no forno ou da maneira como preparei o molho... o que sei é que ficaram deliciosas e muito parecidas com as dela.
A receita é muito simples.
 
 
 
Ingredientes
batatinhas novas (usei aproximadamente 25)
3 dentes de alho (grandes)
sal, a gosto
100 ml de azeite
150 ml de água
75 ml de vinho branco
1 c. chá de pimentão doce
 
 
 
Preparação
Descasquei as batatas, lavei-as e coloquei-as num recipiente refratário. Salpiquei-as com um pouco de sal.
Como sou uma pessoa super prática, coloquei todos os outros ingredientes dentro do copo da varinha e liguei-a durante uns segundos, até o alho ficar triturado. Despejei 3/4 desta mistura sobre as batatas e levei ao forno. Adicionei um pouco de molho a meio da cozedura.
Servi como acompanhamento de frango assado ao sal.
Uma maravilha de jantar ;)
 
Beijinhos.
 
Maria

terça-feira, 8 de abril de 2014

Arroz de polvo

Adoro polvo. Desde pequena. E tive a sorte de vir morar para uma terra onde é fácil arranjar polvo de qualidade - os Açores. Cá em casa, não se come outro polvo senão o do nosso mar.
E um arrozinho sabe sempre bem.


Ingredientes
2 polvos (médios/grandes)
1 cebola
3 dentes de alho
azeite q.b.
1 copo de vinho tinto
1,5 canecas de arroz agulha
3,5 canecas de água quente (da que cozeu o polvo)
sal q.b.



Preparação
Depois de lavar e arranjar o polvo, coloca-se numa panela, cortado em pedaços pequenos, com um pouco de água (mais ou menos meia caneca), uma pitada de sal e um fio de azeite.
Depois de cozido, faz-se um refogado com azeite, o alho e a cebola picados. Acrescenta-se o polvo (sem a água da cozedura) e deixa-se refogar também um pouco. Adiciona-se o vinho, envolve-se bem e deixa-se cozinhar (inicialmente em lume alto e o tacho destapado, para libertar o álcool, e depois em lume brando, com o tacho tapado).
Quando o molho tiver desaparecido quase por completo, junta-se o arroz e mexe-se tudo muito bem. Quando começar a querer ficar seco, junta-se a quantidade de água quente indicada (que será a da cozedura do polvo e o resto água fervida). Deixa-se cozinhar até o arroz ficar cozido, mas soltinho.
Serve-se de imediato.
 
Boa semana!
 
Maria