Faz um mês que não vinha aqui. E antes que fevereiro acabe, faço questão de partilhar convosco a minha primeira experiência em formato florentinas.
Espero que gostem da sugestão.
A receita encontra-se na minha cozinha. É já aqui ao lado. Apareçam por lá!
Bom fim de semana!
Patrícia
Para nós, cozinhar é uma forma de evasão, de nos libertarmos das obrigações do dia-a-dia. Assim, para partilharmos as nossas experiências na cozinha, decidimos, qual cantadeiras, ir “botando” cada uma a sua receita, de modo a compilarmos um repertório que, acima de tudo, nos seja útil nos momentos em que a inspiração falta.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Só para quem é marisqueira como eu
Por ser sexta-feira, temos o fim de semana à porta e, talvez, a oportunidade de cometermos alguns excessos alimentares. Deixo-vos uma sugestão de uma entrada que irá alegrar de certeza os jantares entre amigos.
Vão então buscar as tostas e as cervejas frescas e acompanhem-me neste petisco.
Quem alinha?
Molhanga de Santola
Ingredientes
1 santola cozida
1 ovo cozido
100 g de queijo flamengo ralado
3 colheres de sopa de Molho cocktail Calvé
2 colheres de sopa de maionese Heinz (com cebola caramelizada e ervas)
1 colher de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de pickles picados
2 colheres de sopa de cerveja
salsa fresca picada
malaguetas
louro
sal
Preparação
Cozer a santola de preferência com água do mar temperada com louro e malaguetas, cerca de 15 minutos, após a água ter começado a ferver.
Retirar a santola e deixar arrefecer.
Reservar no frigorífico até estar bem fresca.
Retirar as patas e as pinças. Reservar.
Abrir a carapaça, separando-a do resto do corpo. Agarrar na base e puxar, por forma a separá-la da carapaça.
Desprezar uns apêndices moles que se assemelham a plumas e que se situam em redor do corpo; Retirar a carne cuidadosamente separando-a das cartilagens.
Juntar à carne os pickles, o queijo flamengo e o ovo cozido, previamente picados. Envolver e esmagar com a ajuda de um garfo.
Adicionar todos os molhos, a cerveja e a salsa picada. Misturar.
Servir com tostas.
quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
Cabrito assado no forno
E pronto, já estamos em 2015! Um novo ano que, espero, seja bom para todos.
A finalizar o ano velho, atrevi-me a fazer cabrito assado pela primeira vez. A inspiração surgiu da saudade, que vejo ampliada nestas alturas do ano que passo longe da minha família e da minha terra. Um telefonema à mãe e outro à irmã mais velha, um papel e uma esferográfica e mãos à obra.
Muito simples de fazer e muito bom!
Ingredientes
2 kgs de cabrito
batatinhas
azeite
alho
2 folhas de louro
sal
colorau
1 piri-piri em grão
1/3 de caneca de vinho branco
2/3 de caneca de água morna
Preparação
Lavar o cabrito e dispô-lo num tabuleiro de barro.
Descascar e lavar as batatas e colocá-las à volta do cabrito.
Numa taça à parte, fazer o molho com bastante azeite, muito alho picado, o louro (sem a nervura central), o colorau e o piri-piri partido ao meio.
Polvilhar o cabrito e as batatas com sal e barrar a carne com o molho. Regar as batatas com o restante molho e mexê-las com as mãos, de modo a que fiquem envolvidas no mesmo.
Misturar o vinho com a água e vertê-lo para o tabuleiro, apenas sobre as batatas, com o cuidado de não "as lavar demasiado" do molho de azeite.
Tapar com folha de alumínio e levar ao forno, em lume alto.
Destapar o tabuleiro ao fim de, aproximadamente 45 minutos, e deixar alourar até ao final do tempo.
O tempo de cozedura do meu foi de uma hora e meia. Mas, deixei-o no forno (desligado) a apurar, enquanto comíamos o arroz de marisco.
Acompanhei com arroz de cenoura e grelos cozidos, regados com azeite novo e alho picadinho.
Feliz Ano Novo!
Maria
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
Coroa de Mirtilos e Votos de Boas Festas
As cozinheiras do Receitas ao Desafio desejam a todos os seguidores desta cozinha um SANTO NATAL!
Ingredientes
Ingredientes
600 g de farinha
1 colher de café de sal
240 ml de leite morno
30 g de fermento fresco
60 g de manteiga derretida
2 gemas de ovo
4 colheres de sopa de açúcar
óleo q.b.
Recheio
70 g de manteiga amolecida
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela
150 g de mirtilos
Preparação
Misture o leite com o fermento, o açúcar, a manteiga derretida e as gemas. Deixe descansar e formar bolhas durante 10 minutos.
Peneire a farinha juntamente com o sal para dentro de uma tigela e junte-a aos poucos à mistura anterior. Amasse e transforme numa bola.
Coloque a massa numa tigela untada com óleo e tape com película aderente. Deixe descansar durante cerca de uma hora ou até dobrar de volume.
Para o recheio, misture a manteiga com o açúcar, a canela e os mirtilos. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e estique a massa com a ajuda de um rolo, também ele polvilhado com farinha, até obter um retângulo de 20×30 cm e com 1 cm de espessura.
Espalhe 3/4 da mistura de manteiga pela massa e enrole-a. Em seguida, faça um corte ao meio no sentido longitudinal, deixando uma das pontas por cortar.
Entrance as duas tiras e no fim dê um formato de coroa. Coloque a coroa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, pincele-a com a restante manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 25 minutos. Nos últimos 10 minutos baixe o lume para 180ºC.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Arroz Doce
O arroz doce é das sobremesas mais apreciadas aqui em casa. Feito da forma tradicional, de tacho e colher de pau, exige muito tempo da cozinheira. Nem sempre tenho paciência nem tempo. Para isso é que existem as auxiliadoras de cozinha e, para mim, a Bimby é uma delas. Neste arroz o mérito é todo desta máquina. Eu reservo-me a dar-lhe instruções e a esperar que o arroz fique cremoso e tentador. Entretanto, posso ir fazendo outras coisas.
fonte: Bimby, As Receitas Essenciais, página 134.
Um doce fim de semana.
Patrícia
Ingredientes
1 litro de leite
160 g de arroz carolino
1 casca de limão, só parte amarela
1 pau de canela
1 pitada de sal
160 g de açúcar
4 gemas de ovo
canela em pó
Preparação na Bimby
Coloque no copo todos o ingredientes exceto o açúcar e as gemas.
Programe 15 minutos 90ºC, colher inversa e velocidade colher. Retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida, marque 25 minutos, 90 ºC, colher inversa, velocidade colher.
Quando terminar, junte o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce. Envolva com a ajuda da espátula e marque 10, 90ºC, velocidade inversa, velocidade 1 1/2.
Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.
fonte: Bimby, As Receitas Essenciais, página 134.
Um doce fim de semana.
Patrícia
domingo, 7 de dezembro de 2014
Frango de churrasco em dias de frio
Por norma, não aprecio o domingo. Mas hoje foi diferente. Foi um domingo mais calmo, sem correrias para deixar as coisas prontas para a semana seguinte. Amanhã é feriado. Que bom!
Nas compras de sexta-feira, na secção das aves, lembrei-me dos churrascos de verão. Quando cheguei a casa, informei o marido que no domingo era ele quem fazia o almoço. Eu só fiz uma massa e pronto.
Este frango de churrasco sai sempre bem. O meu marido é perito!
E acreditem que, mesmo num dia muito frio e com uma ligeira constipação, sabe bem almoçar comida de verão ;)
Ingredientes:
para temperar o frango:
12 pernas de frango
12 coxas de frango
1 cabeça de alho
sal q.b.
massa malagueta q.b.
para o molho:
alhos esmagados
1 cerveja
1 c. sopa (bem cheia) de banha de porco
1/2 cubo de caldo de galinha
1 c. de sobremesa de piri-piri
1 c. de chá de jindungo
Preparação:
Tempera-se o frango 1 ou 2 dias antes com o alho esmagado com casca (com a ajuda de uma faca), o sal e a massa malagueta. Como temperei este na sexta-feira, no sábado mexi-o bem e voltei a guardá-lo no frigorífico.
No dia do churrasco, enquanto a brasa se vai fazendo, preparamos o molho. Num fervedor colocam-se todos os ingredientes referidos acima. Os alhos esmagados, são os que serviram para temperar o frango.
Depois da brasa pronta, colocamos as peças de frango na grelha. Voltamos à cozinha e levamos o preparado do molho ao lume até ferver. Entretanto, já podemos virar o frango e, depois disso, pincelamos-o com o molho. Repetimos este procedimento, sempre que virarmos as peças.
Depois de bem assadinho, come-se com uma salada de massa (hoje foi espiral) com ovo cozido, azeitonas e pickles picados e maionese a gosto.
Soube-nos muito bem!
Boa semana.
Maria
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
Pudim de queijo creme
Se este pudim fosse uma música, seria aquela que mais teríamos ouvido cá em casa nos últimos tempos. E que já saberíamos de cor.
É mais uma daquelas sobremesas que já guardo no meu livrinho de receitas.
Ingredientes
1 embalagem de queijo creme
5 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de leite evaporado
1 c. chá de aroma de baunilha
caramelo líquido (para regar a forma)
Preparação
Numa taça, coloca-se o queijo e bate-se até obter um creme. Adicionam-se os ovos, um a um, batendo muito bem. Por último, acrescentam-se os leites e o aroma de baunilha. Depois de tudo devidamente misturado e homogéneo, rega-se uma forma com caramelo líquido, verte-se o preparado para o seu interior e leva-se ao forno, dentro de um tabuleiro com água a ferver. Deixa-se cozer até ficar lourinho.
Depois de pronto e de ficar à temperatura ambiente, leva-se ao frigorífico e desenforma-se no dia seguinte.
Fonte:
http://bembons.blogspot.pt/2014/01/pudim-flan-cremoso.html
Bom fim de semana!
Maria
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Empadão de alheira
À conversa em mais um jantar com amigos, falou-se inevitavelmente de comida.
Mais do que pesquisar nos inúmeros sites e blogues disponíveis, gosto de conversar com as pessoas sobre aquele prato, aquele bolo ou aquela tarte que lhes saiu tão bem. Gosto de ouvir a descrição de todo o processo. Gosto de saber quais os ingredientes utilizados e os truques que, por vezes, fazem toda a diferença.
Da conversa daquele jantar, trouxe este empadão guardado no pensamento.
Não demorei muito tempo a pôr a receita em prática. E o resultado foi aquilo que já esperava.
Ingredientes
1 kg de puré de batata
2 alheiras caseiras ou 3 das de compra
400 gr de grelos congelados (uso da marca Continente)
2 gemas de ovo
Preparação
Faz-se o puré conforme a receita do livro-base da Bimby. A única alteração que faço é utilizar apenas 350 gr de leite.
Cozem-se os grelos em água, sal e um fio de azeite, respeitando o tempo de cozedura referido na embalagem.
Rega-se o fundo de um tabuleiro de forno com um fio de azeite. Retira-se a pele às alheiras e esfarelam-se por cima. Forma-se uma camada com os grelos devidamente escorridos e cobre-se com o puré de batata. Pincela-se com as gemas de ovo e vai ao forno alourar.
Serve-se com uma salada de tomate.
Bom apetite.
Maria
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Pudim de Bacalhau com pozinhos de perlimpimpim
Alimento a teoria de que o pouco se pode transformar no muito, ao jeito da parábola de A Multiplicação dos Pães. Foi quase mesmo um milagre o que aqui aconteceu. Umas sobras de bacalhau cozido conjugadas com algum pão deram o mote e com mais uns pós de perlimpimpim tudo se transformou numa receita de substância que contou vinte jeitosas fatias.
A receita deste pudim encontra-se no Foodwithameaning, caso a queiram guardar para mais tarde experimentar.
Patrícia
domingo, 21 de setembro de 2014
Bolo de banana
(Receita adaptada daqui)
Hoje trago-vos uma receita que considero, acima de tudo, útil. Quantas vezes não compramos bananas e acabamos por desperdiçar as últimas, que vão envelhecendo na fruteira, acastanhadas e feias? Este bolo é perfeito para evitar desperdícios. E é adequadíssimo a pequenos-almoços de fim de semana e lanches pós-escola. Espero que gostem.
Hoje trago-vos uma receita que considero, acima de tudo, útil. Quantas vezes não compramos bananas e acabamos por desperdiçar as últimas, que vão envelhecendo na fruteira, acastanhadas e feias? Este bolo é perfeito para evitar desperdícios. E é adequadíssimo a pequenos-almoços de fim de semana e lanches pós-escola. Espero que gostem.
Ingredientes:
2 chávenas de farinha
1 1/2 colher (de chá) de fermento para bolos
1 colher (de chá) de bicarbonato
3/4 colher (de chá) de sal
3/4 chávena de açúcar
1/2 chávena de manteiga derretida
1/2 chávena de leite
2 ovos
1 colher (de chá) de extrato de baunilha
2 bananas bem maduras (as minhas já estavam castanhas)
Açúcar mascavado escuro para polvilhar o bolo
Preparação:
Aquecer o forno a 180 graus.
Numa tigela grande, misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Acrescentar a manteiga derretida e mexer, até esta estar bem incorporada. Juntar metade do leite e mexer.
Numa tigela à parte, misturar o restante leite com os ovos e juntar à mistura anterior, bem como a baunilha e as bananas esmagadas.
Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal (ou untá-la e enfarinhá-la), colocar a mistura, polvilhar com açúcar mascavado e levar ao forno, cerca de 35 a 40 minutos (fazer o teste do palito: espetar um palito no centro do bolo; quando este sair seco, o bolo está cozido). Deixar arrefecer e desenformar.
Uma boa semana para todos.
Ilídia
domingo, 14 de setembro de 2014
Salada de polvo e lapa miúda
Venho hoje deixar-vos uma receita que fiz em agosto passado, receita esta confecionada com frutos da pesca-submarina praticada pelo meu marido. O polvo ainda era jovem e de entre a lapa graúda foi selecionada a mais miúda para esta salada. Acompanhei a salada com pão de milho e com vinho verde fresquinho. No meu entender, acabou por ser uma excelente despedida do verão.
Ingredientes
Ingredientes
250 g de lapa miúda
1 polvo com cerca de um quilo
azeite 3/4 medida
vinagre 1/4 medida
3 cebolas (1 para a cozedura do polvo)
6 dentes de alho (2 para a cozedura do polvo)
salsa
2 colheres de chá de massa de malagueta
1 colher de chá rasa de pimentão doce (colorau)
umas pedrinhas de sal
Preparação
1. Colocam-se as lapas num tacho e cobrem-se com água.
2. Deixa-se cozer até a água ferver e estas se soltarem da concha. Deixa-se arrefecer.
3. Escolhem-se as lapas e eliminam-se as conchas.
4. Retira-se o polvo do congelador. Deixa-se descongelar e coloca-se na panela de pressão limpo e inteiro, conjuntamente com dois alhos cortados em metade e uma cebola inteira. Fecha-se a panela, deixa-se levantar pressão e conta-se 20 a 30 minutos e o polvo deve estar cozido. O tempo de cozedura dependerá também do tamanho do polvo. Este, neste caso, pesava apenas um quilo.
5. Colocam-se as lapas e o polvo cozido, cortado em pedaços pequenos, num recipiente e prepara-se o molho em cima destes com os restantes ingredientes acima descritos.
Uma boa semana para todos!
Patrícia
Patrícia
domingo, 7 de setembro de 2014
Mousse de lima
A primeira vez que comi esta mousse foi em casa de amigos. A finalizar um churrasco, fiquei verdadeiramente deliciada. É uma sobremesa muito fresca, muito de verão. A receita veio comigo. E agora posso partilhá-la convosco. Mais uma super fácil e que vale a pena ;)
Ingredientes
500 ml de natas frescas (uso da marca Milhafre)
1 lata de leite condensado
sumo de 4 limas
raspa de 1 lima (para enfeitar)
Preparação
Colocam-se as natas numa taça e mexe-se um pouco com uma vara de arames. Adiciona-se o leite condensado e mistura-se bem. Espreme-se o sumo das limas para uma tacinha à parte e, depois, acrescenta-se em fio, à mistura inicial, mexendo sempre. Vão ver que começa logo a "fazer ponto".
Coloca-se numa taça grande ou em tacinhas individuais, enfeita-se com raspa de lima e vai ao frio.
Pode-se fazer de manhã para a hora do jantar.
Bom resto de verão.
Maria
terça-feira, 26 de agosto de 2014
Polvo assado no forno
Esta receita de polvo surpreendeu-me pela positiva. Gostei do aspeto, quando a vi no volume 14 do livro Tele Culinária e Doçaria, mas confesso que a fiz um pouco de "pé atrás". Acho que o polvo no forno, exceto o que faço à lagareiro e que podem encontrar aqui, fica sempre com muito molho. Mas desta vez enganei-me! Este fica com um molhinho muito saboroso e na quantidade certa.
É um prato que implica algum tempo para ser feito. Mas vale bem a pena!
Ingredientes
1 polvo grande (+/- 2 Kg)
12 batatas
azeite q.b.
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
1 folha de louro
2 tomates maduros (grandes)
1 malagueta
200 gr de bacon
1 pimento vermelho
2 c. chá de molho Q.B.
1 chávena de vinho branco
1/2 chávena de água
sal q.b.
Preparação
Comecei por lavar e arranjar o polvo. Coloquei-o numa panela, partido em quatro pedaços, adicionei meio copo de água, meia colher de chá de sal, um fio de azeite, uma cebola cortada em quartos e levei ao lume a cozer.
Lavei as batatas e cozi-as com a pele, em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorri-as e retirei-lhes a pele.
Numa panela, fiz um refogado com o azeite, o alho picadinho, as cebolas cortadas em meias luas, o louro, o pimento e o bacon cortados às tiras. Deixei cozinhar até a cebola querer alourar, juntei os tomates cortados em meias luas, a malagueta partida em dois e o molho Q.B. e deixei refogar mais um pouco, para tomar gosto. Mais tarde, juntei o vinho e a água e temperei com sal. Deixei apurar um pouco.
Liguei o forno no máximo.
E comecei a montar o pirex: no fundo, dispus o polvo, devidamente escorrido, cortado em pedaços grandes e as batatas em quartos. Aconcheguei tudo muito bem e, por cima, cobri com a cebolada. Levei ao forno até alourar um pouquinho e servi quente.
Comidinha de conforto!
Fiquem bem.
Maria
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
Mousse suíça
Esta mousse foi feita de manhã para o jantar. É de confeção extremamente rápida e dá, aproximadamente, para seis tacinhas. Uma ótima opção para quem está de férias e gosta de um docinho caseiro.
Os próximos dias vão ser de pausa para mim, para descansar com a família. Até breve!
Os próximos dias vão ser de pausa para mim, para descansar com a família. Até breve!
Ingredientes
1 lata de leite condensado cozido
100 gr de margarina derretida
5 ovos (separados)
Preparação
Coloca-se o leite condensado numa taça, adiciona-se a margarina e mistura-se muito bem. Separam-se as gemas das claras, acrescentando as primeiras ao preparado inicial. Mistura-se novamente até obter um creme homogéneo. Batem-se as claras em castelo e, no final, juntam-se aos poucos ao creme, mexendo bem, sem bater (usei a vara de arames).
Coloca-se em tacinhas e leva-se ao frigorífico.
Maria
quinta-feira, 7 de agosto de 2014
Ervilhas no tacho com galinha e ovos escalfados
Há dias fui a casa da minha cunhada e comecei a folhear alguns livros de culinária da coleção "Tele Culinária e Doçaria", do Chefe António Silva. Esta coleção baseia-se numa compilação de revistas ao longo dos anos. E tem receitas maravilhosas! Por isso, é natural que daqui para a frente partilhe convosco algumas das coisas que vá fazendo a partir daí.
E porque os meus sogros me deram cinco sacos de ervilhas na semana passada, hoje trago uma receita de ervilhas estufadas. A inspiração veio de uma receita de favas do volume 23 da referida coleção. Ficaram muito saborosas!
Ingredientes
1 fio de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
160 gr de bacon fumado
12 pernas de frango
1 kg de ervilhas
meio cubo de caldo de galinha
2 c. chá de molho Q.B.
sal q.b.
ovos (varia consoante o número de pessoas)
Preparação
Faz-se um refogado com o azeite, o alho e a cebola, mas só até esta ficar translúcida. Acrescenta-se o bacon e deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se o frango, mexe-se e deixa-se cozinhar, só até perder o aspeto de cru. Juntam-se as ervilhas, tapa-se e deixa-se "suar" um pouco. Adiciona-se então o caldo de galinha, dissolvido em 300 ml de água a ferver, e tempera-se com sal e o molho Q.B. Tapa-se novamente e deixa-se cozinhar, sacudindo o tacho, uma vez por outra.
Quando estiver tudo praticamente cozido juntam-se os ovos, com o cuidado de não se tocarem entre si, e espera-se que cozinhem um pouco, com o tacho tapado, tendo o cuidado de não deixar secar a gema.
Serve-se de imediato.
O conforto também pode ser servido num prato!
Maria
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Tarte Bracarense
Esta tarte é daqueles doces tipo conventuais, que nos deixam felizes, mas sempre a desejar uma segunda fatia.
A receita foi-me dada pela minha colega Paula. Obrigada, querida! Adoramos cá em casa ;)
Ingredientes
1 base de massa folhada (usei de compra)
300 gr de açúcar
2 ovos + 6 gemas
nozes e amêndoas laminadas, a gosto
açúcar em pó (opcional)
Preparação
Forra-se uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada.
Bate-se, com a colher de pau ou vara de arames, o açúcar com os ovos e as gemas. Adicionam-se as nozes e as amêndoas, envolve-se bem e coloca-se na tarteira.
Vai ao forno a alourar.
Polvilha-se com açúcar em pó, depois de fria. (opcional)
Espero que gostem.
Maria
A receita foi-me dada pela minha colega Paula. Obrigada, querida! Adoramos cá em casa ;)
Ingredientes
1 base de massa folhada (usei de compra)
300 gr de açúcar
2 ovos + 6 gemas
nozes e amêndoas laminadas, a gosto
açúcar em pó (opcional)
Preparação
Forra-se uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada.
Bate-se, com a colher de pau ou vara de arames, o açúcar com os ovos e as gemas. Adicionam-se as nozes e as amêndoas, envolve-se bem e coloca-se na tarteira.
Vai ao forno a alourar.
Polvilha-se com açúcar em pó, depois de fria. (opcional)
Espero que gostem.
Maria
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Tarte de Delícias do mar
Esta é uma excelente opção para um piquenique ou para uma refeição mais rápida. Estando no verão, muitas vezes a praia exige refeições mais leves, para irmos a banhos ;)
Ingredientes para a base
300 gr de farinha de trigo
150 gr de açúcar
sal q.b.
2 c. sopa de banha de porco
1 c. sopa bem cheia de manteiga
3 ovos
manteiga para untar a forma
Ingredientes para o recheio
500 ml de natas
3 c. sopa de farinha de trigo
1 pimento pequeno
3 ovos
1 pacote e meio de delícias do mar (aproximadamente 24 delícias)
pimenta branca q.b.
Preparação
Começa-se por preparar a massa para a base. Colocam-se todos os ingredientes numa taça e amassa-se com a mão. Depois de tudo devidamente ligado e homogéneo, forra-se o interior de uma tarteira de fundo amovível, devidamente untada com manteiga, e reserva-se.
Entretanto, noutra taça, colocam-se as natas, a farinha, o pimento cortado em fatias finas, os ovos e as delícias do mar desfiadas. Mexe-se tudo muito bem. Tempera-se com pimenta branca a gosto e verte-se sobre a tarteira.
Vai ao forno até ficar lourinha.
Bom apetite!
Maria
domingo, 20 de julho de 2014
Tarte de limão merengada
As sobremesas com sabores cítricos são das minhas preferidas. E as tartes merengadas têm sempre aquela aparência festiva que impressiona e embeleza qualquer mesa. Esta foi feita num dia em que a fruteira abarrotava de limões, colhidos por mim e pelo meu pai, numa tarde de domingo.
Tarte de limão merengada
Ingredientes:
1 base de massa quebrada
Para o creme:
4 gemas
200 g de água
50 g de maizena
130 g de açúcar
40 g de sumo de limão
40 g de manteiga
Para o merengue:
50 g de açúcar confeiteiro (se fizer a tarte na bimby, use açúcar granulado)
4 claras
umas gotas de sumo de limão
1 pitada de sal
Preparação na Bimby:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Forre uma tarteira de fundo removível de 26 cm com a massa quebrada, pique com um garfo a base da tarte, para que não inche, e coloque-a no forno cerca de 15 minutos. Retire do forno e reserve.
A seguir, deite no copo todos os ingredientes do creme e programe 5 minutos, 90 graus, velocidade 4. Deixe imediatamente o creme sobre a base reservada.
Pese o açúcar para o merengue e reserve.
Com o copo limpo, coloque a "borboleta", as claras, o sumo de limão e o sal e bata 6 minutos, velocidade 3. Nos 30 segundos finais, adicione o açúcar através do bocal da tampa. Cubra o creme com este merengue. Polvilhe com açúcar e leve ao forno a gratinar.
Preparação tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Forre
uma tarteira de fundo removível de 26 cm com a massa quebrada, pique
com um garfo a base da tarte, para que não inche, e coloque-a no forno
cerca de 15 minutos. Retire do forno e reserve.
Leve ao lume brando todos os ingredientes do creme e vá mexendo sempre, até engrossar. Deite imediatamente o creme sobre a base reservada.
Bata as claras, o sumo de limão e o sal. Quando estiverem quase no ponto, junte-lhes o açúcar e continue a bater, até estas estarem bem firmes. Cubra o creme com este merengue. Polvilhe com açúcar e leve ao forno a gratinar.
Fonte: Bimby - As receitas essenciais, Vorwerk
Ilídia
terça-feira, 8 de julho de 2014
Guardanapos
Quando vim morar para a Terceira, uma das coisas de que senti falta, no início, foi de uma pastelaria com uma montra de bolos apelativa ;) Assim... tipo a da Pastelaria Vénus de Coimbra, com doces, salgados e pão maravilhosos! Agora, já me habituei e, devagarinho, já descobri onde comer um bom doce.
Aqui, aprendi a gostar do guardanapo. Não, não é aquele a que estava habituada a comer no continente. Aqui, isso é um lenço. O guardanapo é de massa folhada, recheada com marmelada. Muito bom!
A minha amiga Carla fá-los em casa, em miniaturas. Há dias repliquei a receita dela.
Ingredientes
(não coloco quantidades porque depende da quantidade de massa folhada que quisermos utilizar)
massa folhada retangular (de compra)
marmelada
gema de ovo (para pincelar)
Preparação
Não há nada mais simples do que preparar estes guardanapos.
Corta-se a massa folhada em quadrados. No interior de cada um, coloca-se uma porção de marmelada a gosto. Fecha-se a massa, em formato triangular, tendo o cuidado de cerrar bem. Pincela-se com gema de ovo e leva-se ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal e ligeiramente untado com manteiga, até ficarem lourinhos.
Boas férias!
Maria
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.png)