Há dias fui a casa da tia Dora Alice e, enquanto falávamos, fomos comendo uns quadradinhos destes. Tal como ela, não sei bem o nome deste doce. Batizei-o de doce aos quadrados mas, de cada vez que falava nele a outras pessoas, diziam-me que eram brasileiros. Então, um dois em um: quadrados brasileiros!
Claro que não consegui esperar muito tempo para os reproduzir cá em casa... E assim foi no sábado.
Ingredientes
200 gr de bolacha Maria (1 pacote)
125 gr de manteiga
1 lata de leite condensado
100 gr de coco ralado
100 gr de chocolate negro
3 c. sopa de manteiga de amendoim
Preparação
Pica-se a bolacha num robô de cozinha e coloca-se numa taça. Adiciona-se a manteiga derretida e mistura-se tudo com a mão, até conseguirmos uma massa húmida. Unta-se o fundo de um tabuleiro com manteiga e forra-se com o preparado da bolacha, formando uma base. Vai ao forno 15 minutos.
Entretanto, mistura-se o leite condensado com o coco e, findos os 15 minutos iniciais, retira-se o tabuleiro do forno e verte-se, por cima, esta mistura. Vai novamente ao forno 15 minutos.
Depois do tempo indicado, reserva-se e deixa-se arrefecer.
Depois de frio, é tempo de preparar a última camada: derrete-se o chocolate no micro-ondas, se preciso com a ajuda da manteiga de amendoim ou de um pouco de leite. Misturam-se os dois últimos ingredientes muito bem e dispõem-se em camada no tabuleiro. Vai ao frigorífico.
Depois de frio, corta-se aos quadradinhos.
Hummm... pecaminoso!
Boa semana para todos.
Maria
