segunda-feira, 30 de março de 2015

Caracóis doces de canela

No sábado, enquanto cozinhava o almoço, liguei a televisão e optei pelo 24 kitchen. Talvez tenha sido a quarta ou, talvez, a quinta vez que me liguei a este canal e, enquanto deu o programa The free range cook, da neozelandesa Annabel Langbein, não consegui tirar os olhos do aparelho. As coisas deliciosas que ela fez num programa de 30 minutos deixaram-me fascinada. E ela faz parecer tudo tão simples e extraordinariamente delicioso!
Ontem à noite, de papel e lápis na mão, fui às gravações automáticas e anotei, passo a passo, o modo de confeção destes caracóis que nunca mais me saíram da cabeça.
Hoje, período de férias escolares, tive o meu sobrinho Gui cá em casa, a brincar com o meu Afonso. Depois de um almoço com aquilo que eles gostam, para o lanche preparei os caracóis da Annabel.


Ingredientes
Para a massa:
1/2 chávena de manteiga (à temperatura ambiente)
2 chávenas de leite (à temperatura ambiente)
3 c. chá de fermento seco
3/4 de chávena de açúcar
6 chávenas de farinha de trigo
1 c. chá de sal

Para o recheio:
manteiga q.b. para barrar
1/2 chávena de açúcar
1 c. sopa de canela em pó

Preparação
Antes de mais, devo dizer que a chávena que utilizei como medida, é uma chávena de chá.
Começamos por fazer a massa.
Numa panelinha, colocar a manteiga e levar ao lume a derreter. Juntar o leite, o fermento e o açúcar e mexer até que este se dissolva. Retirar do lume e reservar.
Numa taça de vidro, colocar a farinha e o sal. Misturar ligeiramente e abrir um buraco no centro. Acrescentar os líquidos e mexer com uma colher de pau. Depois de tudo envolvido, colocar a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha e amassar até ficar fofa. Se começar a agarrar aos dedos, acrescentar um pouco de farinha. Fazer uma bola, colocar numa taça de vidro, tapar com um pano de cozinha e deixar levedar num lugar morno, até duplicar o volume.


Depois disso, separar a massa em duas partes iguais (uma das quais guardei no frigorífico para usar amanhã ou depois) e estendê-la em cima da bancada polvilhada com farinha, estender com o rolo da massa e formar um retângulo com, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Barrar toda a superfície com bastante manteiga e polvilhar com a mistura de açúcar e canela. 



Enrolar a massa (tipo torta) e, em seguida, cortar pedaços de 4 cm. Dispor os pedaços numa forma forrada com papel vegetal, ligeiramente espaçados entre si, pois crescem durante a cozedura, e levar ao forno aquecido.


Ma-ra-vi-lho-sos!!!!


Fiquem bem.

Maria

segunda-feira, 23 de março de 2015

Bruschetta de bacon

Naqueles dias mais agitados, em que o tempo parece correr e não dar para fazer tudo aquilo que nos espera ao chegarmos a casa, após um dia longo e intenso no trabalho, o jantar fica, por vezes, comprometido... E é especialmente nesses dias que nos apetece uma comidinha saciante. 
Foi num desses dias que, aproveitando o resto de pão caseiro do dia anterior e alguns ingredientes que havia no frigorífico, arranjei inspiração para fazer estas bruschettas super rápidas.


Ingredientes
4 fatias de pão caseiro
3 c. sopa de manteiga Milhafre
1 dente de alho
6 fatias de bacon fumado
queijo da ilha ralado
orégaos q.b.


Preparação
Inicialmente, prepara-se a manteiga, levando-a ao microondas alguns segundos para amolecer um pouco. Retira-se, acrescenta-se o alho esmagado, mexe-se com uma colher e reserva-se até que volte a endurecer um pouco.
Cortam-se as fatias de pão. Barram-se com a manteiga de alho. Cobrem-se com fatias de bacon, queijo ralado e orégãos. Levam-se ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal, até o queijo derreter.
E está pronto!

Fiquem bem.
Maria

quarta-feira, 4 de março de 2015

Quadrados de côco

Voltei.
Depois de várias semanas afastada do receitasaodesafio, achei que deveria partilhar convosco o bolinho de fim de semana que fiz cá em casa. Desta vez, foi de iogurte e côco. E já não o fazia desde o final do verão, altura, aliás, em que tirei as fotografias. 
Este é para apreciadores de côco ;)


Ingredientes
1 iogurte de aroma de côco
2 chávenas de chá de açúcar
3 ovos (inteiros)
3/4 de chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de côco ralado
2 chávenas de chá de farinha
1 c. sopa de fermento
 

Preparação
Numa taça, misturar muito bem o iogurte com o açúcar, os ovos e o óleo, até obter uma massa fofa. Acrescentar o côco e envolver bem. Adicionar a farinha e o fermento e bater a massa até obter uma mistura homogénea.
Untar uma forma ou tabuleiro (quadrado) com manteiga e polvilhar com pão ralado. Verter a massa para o interior desse recipiente e levar ao forno até cozer (teste do palito).
Retirar do forno, deixar arrefecer e, se se tiver utilizado um tabuleiro, partir em quadradinhos e guardar numa caixa hermética. 

Esta receita foi retirada daqui. Obrigada Maria João ;)

Até um dia destes.

Maria