quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Coroa de Mirtilos e Votos de Boas Festas

As cozinheiras do Receitas ao Desafio desejam a todos os seguidores desta cozinha um SANTO NATAL!


 Ingredientes
600 g de farinha
1 colher de café de sal
240 ml de leite morno
30 g de fermento fresco
60 g de manteiga derretida
2 gemas de ovo
4 colheres de sopa de açúcar
óleo q.b.
Recheio
70 g de manteiga amolecida
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela
150 g de mirtilos
Preparação
Misture o leite com o fermento, o açúcar, a manteiga derretida e as gemas. Deixe descansar e formar bolhas durante 10 minutos.
Peneire a farinha juntamente com o sal para dentro de uma tigela e junte-a aos poucos à mistura anterior. Amasse e transforme numa bola.
Coloque a massa numa tigela untada com óleo e tape com película aderente. Deixe descansar durante cerca de uma hora ou até dobrar de volume.
Para o recheio, misture a manteiga com o açúcar, a canela e os mirtilos. Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha e estique a massa com a ajuda de um rolo, também ele polvilhado com farinha, até obter um retângulo de 20×30 cm e com 1 cm de espessura.
Espalhe 3/4 da mistura de manteiga pela massa e enrole-a. Em seguida, faça um corte ao meio no sentido longitudinal, deixando uma das pontas por cortar.
Entrance as duas tiras e no fim dê um formato de coroa. Coloque a coroa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, pincele-a com a restante manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 25 minutos. Nos últimos 10 minutos baixe o lume para 180ºC.



sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Arroz Doce

O arroz doce é das sobremesas mais apreciadas aqui em casa. Feito da forma tradicional, de tacho e colher de pau, exige muito tempo da cozinheira. Nem sempre tenho paciência nem tempo. Para isso é que existem as auxiliadoras de cozinha e, para mim, a Bimby é uma delas. Neste arroz o mérito é todo desta máquina. Eu reservo-me a dar-lhe instruções e a esperar que o arroz fique cremoso e tentador. Entretanto, posso ir fazendo outras coisas.



Ingredientes

1 litro de leite
160 g de arroz carolino
1 casca de limão, só parte amarela
1 pau de canela
1 pitada de sal
160 g de açúcar
4 gemas de ovo
canela em pó

Preparação na Bimby

Coloque no copo todos o ingredientes exceto o açúcar e as gemas.
Programe 15 minutos 90ºC, colher inversa e velocidade colher. Retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida, marque 25 minutos, 90 ºC, colher inversa, velocidade colher.
Quando terminar, junte o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce. Envolva com a ajuda da espátula e marque 10, 90ºC, velocidade inversa, velocidade 1 1/2.
Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.

fonte: Bimby, As Receitas Essenciais, página 134.


Um doce fim de semana.

Patrícia

domingo, 7 de dezembro de 2014

Frango de churrasco em dias de frio

Por norma, não aprecio o domingo. Mas hoje foi diferente. Foi um domingo mais calmo, sem correrias para deixar as coisas prontas para a semana seguinte. Amanhã é feriado. Que bom!
Nas compras de sexta-feira, na secção das aves, lembrei-me dos churrascos de verão. Quando cheguei a casa, informei o marido que no domingo era ele quem fazia o almoço. Eu só fiz uma massa e pronto.
Este frango de churrasco sai sempre bem. O meu marido é perito!
E acreditem que, mesmo num dia muito frio e com uma ligeira constipação, sabe bem almoçar comida de verão ;)


Ingredientes:
para temperar o frango:
12 pernas de frango
12 coxas de frango
1 cabeça de alho
sal q.b.
massa malagueta q.b.

para o molho:
alhos esmagados
1 cerveja
1 c. sopa (bem cheia) de banha de porco
1/2 cubo de caldo de galinha
1 c. de sobremesa de piri-piri
1 c. de chá de jindungo


Preparação:
Tempera-se o frango 1 ou 2 dias antes com o alho esmagado com casca (com a ajuda de uma faca), o sal e a massa malagueta. Como temperei este na sexta-feira, no sábado mexi-o bem e voltei a guardá-lo no frigorífico.
No dia do churrasco, enquanto a brasa se vai fazendo, preparamos o molho. Num fervedor colocam-se todos os ingredientes referidos acima. Os alhos esmagados, são os que serviram para temperar o frango.
Depois da brasa pronta, colocamos as peças de frango na grelha. Voltamos à cozinha e levamos o preparado do molho ao lume até ferver. Entretanto, já podemos virar o frango e, depois disso, pincelamos-o com o molho. Repetimos este procedimento, sempre que virarmos as peças.
Depois de bem assadinho, come-se com uma salada de massa (hoje foi espiral) com ovo cozido, azeitonas e pickles picados e maionese a gosto.
Soube-nos muito bem!

Boa semana.

Maria