sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Arroz Doce

O arroz doce é das sobremesas mais apreciadas aqui em casa. Feito da forma tradicional, de tacho e colher de pau, exige muito tempo da cozinheira. Nem sempre tenho paciência nem tempo. Para isso é que existem as auxiliadoras de cozinha e, para mim, a Bimby é uma delas. Neste arroz o mérito é todo desta máquina. Eu reservo-me a dar-lhe instruções e a esperar que o arroz fique cremoso e tentador. Entretanto, posso ir fazendo outras coisas.



Ingredientes

1 litro de leite
160 g de arroz carolino
1 casca de limão, só parte amarela
1 pau de canela
1 pitada de sal
160 g de açúcar
4 gemas de ovo
canela em pó

Preparação na Bimby

Coloque no copo todos o ingredientes exceto o açúcar e as gemas.
Programe 15 minutos 90ºC, colher inversa e velocidade colher. Retire a tampa e envolva com a espátula.
De seguida, marque 25 minutos, 90 ºC, colher inversa, velocidade colher.
Quando terminar, junte o açúcar, as gemas previamente desfeitas num pouco de arroz doce. Envolva com a ajuda da espátula e marque 10, 90ºC, velocidade inversa, velocidade 1 1/2.
Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.

fonte: Bimby, As Receitas Essenciais, página 134.


Um doce fim de semana.

Patrícia

3 comentários:

Ondina Maria disse...

Não podia estar mais de acordo: sou fã da bimby nestas coisas!

Ysandra Pena disse...

A cara da minha familia....delicia de arroz

Beijinhos

virandocomida.blogspot.com

Fátima Fonseca disse...

Que delícia!!!
E concordo plenamente em dar uso à bimby para fazer estas delícias!