segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

APPLE PIE (da minha Tia, feita na BIMBY)

Ingredientes / Recheio

7 a 8 maçãs
110g açúcar
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de sumo de limão (acrescentar apenas depois de tudo estar misturado)


Ingredientes / Massa

330g de farinha
Meia colher de chá de sal
4 ou 5 colheres de sopa de água gelada
+/- 200g de manteiga

Preparação

Envolver os ingredientes da massa (excepto a água gelada) na velocidade 5, durante +/- 20 segundos. Juntar as quatro colheres de água gelada até a massa ficar consistente (vel.5 +/- 15 seg.). Depois, já fora do copo da bimby, amassar o preparado e dividi-lo em duas partes (uma é para cobrir o recheio), achatá-las e embrulhá-las em papel aderente como se vê na foto. No fim, colocá-las no frigorífico no mínimo meia hora.

Estender a massa e deitá-la numa tarteira. Entretanto, as maçãs foram ao copo da bimby cortadas em gomos sem caroços e pressiona-se o botão turbo três vezes para os desfazer; junta-se o açúcar e a canela (vel.3, 30 seg.); depois de tudo misturado, adicionar o sumo de limão e programa-se vel.1, 15m., temperatura a 100º.

Polvilhar a massa com farinha antes de lhe deitar o recheio.
Pôr uma colher de sopa de manteiga entre as maçãs e farinha por cima. Tapar o recheio com o resto da massa. Vai ao forno a 190º até ganhar cor.

PS: no lugar de maçã também poderá utilizar outros recheios como, por exemplo, cereja própria para tartes.

PMT

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Caldeirada de Peixe

Apresento-vos uma receita muito confeccionada aqui nos Açores. É saudável - e temos que pensar cada vez mais em termos de saúde. Também é simples porque toda a caldeirada é feita por camadas e a crú. Já devem ter reparado pelas minhas receitas que prefiro o mar ao prado. Que me desculpem os produtores de carne!

Ingredientes para 8 pessoas:

Peixe variado (16 pedaços) Nesta receita utilizei garoupa, cherne, pescada e raia, mas pode ser confeccionada só com uma qualidade de peixe. É preferível usar peixe fresco, mas quando não tenho uso o congelado. É importante é deixá-lo descongelar primeiro senão a caldeirada fica com o molho menos apurado.
  • 2 cebolas grandes
  • 5 dentes de alho
  • 1 lata de tomate pelado ou 4 tomates frescos muito maduros
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • batata cortada às rodelas grossas
  • um copo generoso de vinho branco
  • um caldo de peixe
  • especiarias a gosto (pimenta preta ou branca ou outros) Muitas vezes utilizo só o preparado GOYA - que aglomera as especiarias, açafrão e aipo, mas não sei se haverá à venda no continente Português uma vez que este é um produto americano)
  • azeite
  • sal
Modo de confeccionar:

Descascam-se as batatas, cortam-se às rodelas e reservam-se.
Numa panela alta e de boca larga, dispõe-se no fundo parte de uma cebola cortada às rodelas médias, dois dentes de alho picados, pimento às tirinhas ou aos quadradinhos e rega-se com azeite. Coloca-se uma camada de peixe. Tempera-se com sal e especiarias e coloca-se parte do tomate pelado triturado ou cortado aos bocados. Novamente mais uma camada de cebola e alho, pimentos, batata... e depois uma de peixe... por aí a fora até se esgotarem todos os ingredientes. Tudo a crú.
Por fim,  pico um caldo de peixe por cima  e rego tudo com o vinho branco.
Convém em cada camada regar com azeite.
Os sucos libertados pelos diferentes ingredientes costumam ser suficientes para a cozedura, mas quem preferir pode acrescentar um copo de água.

Vai ao lume brando e em poucos minutos temos tudo pronto porque tanto o peixe como a batata cozem muito rápido.
Truque: Se acrescentarem um cubinhos de bacon fumado à caldeirada fica divinal.
                                                                                                                       Bons Cozinhados!
                                                                                                                                       Patrícia

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ratatouille com crumble


Quando estava no 7º ano, logo nas primeiras aulas de Francês, a minha professora levou-nos algumas curiosidades de França: perfumes, queijos (horríveis, cheios de bolor, pensei eu na altura, com o meu palato infantil ainda pouco educado… mal sabia que, dali a não muitos anos, alguns daqueles queijos estariam entre as minhas preferências gastronómicas...). Lembro-me de ter falado de algumas especialidades francesas: o Coq au vin, a Bouillabaisse, o Canard à l’orange e… o Ratatouille. Gostei de tal maneira dessas aulas, da melodia da língua e da cultura francesa que cheguei a casa e disse aos meus pais: “Já sei o que quero ser quando crescer: professora de Francês.” Este desejo acabou por se concretizar (pelo menos durante algum tempo).
Mas voltemos à gastronomia francesa, mais precisamente ao Ratatouille, prato recentemente bastante divulgado através do filme Ratatui, delicioso como o prato homónimo. Esta receita é uma variante do tradicional prato provençal, que combina o aroma dos legumes e ervas aromáticas com o crocante do crumble, que conhecia apenas da sobremesa Apple crumble, de origem inglesa.
Apesar de eu o servir sempre como acompanhamento, os franceses servem-no frequentemente como prato principal, acompanhado com um pedaço de baguete.

Ingredientes:
120 g de cebola cortada ao meio
1 chalota (quando não tenho, não coloco, e não faz grande falta)
2 dentes de alho
20 g de azeite
200 g de courgette cortada às rodelas de 1 cm
300 g de beringela cortada em cubos
300 g de tomate fresco em pedaços
100 g de pimento encarnado cortado em pedaços
1 colher (de sopa) de mistura de ervas secas (ex.: tomilho, rosmaninho, orégãos, manjericão, salsa) ou de Ervas da Provença
1 colher (de chá) de sal
2 pitadas de pimenta preta moída na altura
Preparação:
Colocar no copo a cebola, a chalota, os dentes de alho e picar 7 segundos/ velocidade 5. Com a ajuda da espátula, fazer descer os resíduos da parede do copo.
Juntar o azeite e programar 5 minutos/ varoma/ colher inversa.
Juntar os legumes, as ervas, o sal, a pimenta e programar 20 minutos/100 graus/ colher inversa. Reservar.
Sem lavar o copo, colocar 150 g de farinha, 75 g de manteiga (cortada em pedaços),  1 colher (de chá) de sal e ervas aromáticas (opcional) e programar 50 segundos/ velocidade 3.
Deitar o Ratatouille num pirex ou assadeira, deitar o crumble por cima e levar ao forno pré-aquecido 220 graus, durante cerca de 20 minutos, ou até o crumble ficar dourado.
Fonte: Cozinhar à Minha Maneira, Vorwerk

Deixo-vos o trailer do filme. Recomendo ambos, prato e filme.
Bon appétit!
Ilídia






quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Torta de Espinafres com Recheio de Bacalhau

Já à algum tempo que não venho aqui deixar uma receitinha, é que queixo-me do mesmo mal de todos "a falta de tempo" que não chega para tudo. E como ainda não tenho muito "tempo" vou deixar o link para verem a minha receitinha que achei que devia deixar registada aqui no receitas ao desafio.

Deixo-vos uma imagem para de babarem e depois podem vir aqui espreitar a receita, porque não me apetece escrever tudo outra vez!lol

Então gostem do aspeto?

Beijinhos                                                                                                 Susana

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Noodles com Marisco

Hoje traga-vos uma receita que alia a massa ao marisco e que, a meu ver, é uma combinação fantástica. Para além disso, é ultra-rápida e uma receita que resulta sempre, mesmo aos amadores.

Ingredientes:

1 pacote de noodles
Marisco variado (mexilhões, ameijoa, miolo de camarão, delícias do mar...). Se comprarmos a massada de marisco (da Pescanova) já traz molho, se bem que é preferível acrescentá-lo)
tomate triturado ou molho qb à italiana (da Guloso)
1 cebola média
3 dentes de alho
azeite
1 caldo de marisco
meio copo de vinho branco
salsa picada
especiarias a gosto
sal a gosto
molho de soja (opcional)

Modo de preparação

Faz-se o refogado com a cebola, o alho e o azeite. Adiciona-se o tomate e deixa-se fervilhar. Coloca-se o vinho e deixa-se fervilhar novamente. Juntam-se as ameijoas, o mexilhão (com ou sem concha), o caldo de marisco e as especiarias e o sal a gosto e deixa-se estufar um bocadinho até o marisco estar praticamente cozinhado. Coloca-se o miolo de camarão e as delícias do mar e polvilha-se com salsa picada. Coze durante dois minutinhos.

Numa panela, com água salgada a ferver, leva-se a levantar fervura a massa de noodles. É conveniente prestar atenção às instruções de cozedura desta massa, pois ela rapidamente coze em demasia.

De seguida, mistura-se a massa no preparado anterior e serve-se acompanhada de salada. Costumo colocar na mesa molho de soja para quem pretender regar a massa e fica sublime.
O meu marido teve a ideia de saltear a salada de alface com salmão fumado desfiado. Original, não?
                                                                                   Espero que gostem!   Patrícia
              Nota: Apesar de ter feito publicidade das marcas acima assinaladas, foi um acto totalmente gratuito. (lol)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Iogurtes de canela, gengibre e cardamomo


Quando era criança, a minha mãe fazia iogurtes numa iogurteira da marca Moulinex. Para ser sincera, não gostava lá muito. Na era pré-Internet (estou a falar dos anos 80), as receitas limitavam-se às que vinham no livrinho que acompanhava a dita máquina.
Quando comprei a Bimby, ao ver que dava para fazer iogurtes nesta máquina (que, sejamos sinceras, dá para fazer quase tudo), perguntei à minha mãe se tinha guardado a velha iogurteira. Surpreendentemente, não só ainda a tinha, como ainda funcionava. Trouxe-a e, desde então, faço sempre os meus iogurtes em casa, numa iogurteira vintage (fica melhor do que dizer velha). Não sei se sai assim tão mais barato, mas gosto das combinações de sabores praticamente infinitas e de todo o ritual que envolve a preparação, as horas de espera… Há quem não perceba esta mania que tenho de fazer quase tudo em casa (iogurtes, pão, caldos, compotas…), mas, para além de ser uma opção mais saudável, sabe-me bem, relaxa-me esta espécie de regresso ao passado, ao tempo das nossas avós, em que não havia senão a mercearia de freguesia, com meia dúzia de produtos nas prateleiras. Já que, devido às nossas vidas profissionais agitadas, não nos é possível levar a vida calma que elas levavam, pelo menos podemos recriar um pouco das vivências desses tempos através do cheiro de uma massa a levedar, de um pão no forno, de uma compota a borbulhar…
Os últimos iogurtes que fiz foram inspirados nuns que vi no blog http://www.nosoup-foryou.blogspot.com/, que tem uma enorme variedade de iogurtes (a Susana também já se inspirou neste blog para fazer os seus iogurtes de figos). Deixo-vos uma foto dos ditos, ainda na iogurteira.


Ingredientes:
1 litro de leite
1 pau de canela
2 bagos de cardamomo
20 g de gengibre fresco, descascado e cortado em rodelas fininhas
2 colheres (de sopa) de leite em pó
50 g de açúcar (gosto deles pouco doces, mas a quantidade recomendada é 80 g)
1 iogurte natural
Preparação:
Aquecer o leite 8 minutos, temperatura 90 graus. Juntar o gengibre, o pau de canela e as sementes de dois bagos de cardamomo, retirar o copo da máquina e deixar em infusão até arrefecer. Coar a mistura com um passador de rede fina e voltar a deitar o leite no copo. Juntar o leite em pó e o açúcar, programar 4 minutos, velocidade 4, 50 graus. Adicionar o iogurte e marcar 15 segundos, velocidade 4, sem temperatura. Distribuir a mistura pelos copinhos de vidro e levar à iogurteira (se não tiverem iogurteira, podem abafar bem, com uma manta polar e deixar descansar no forno desligado) entre 9 a 11 horas. Há quem deixe ficar menos, mas deixo sempre 11 horas e ficam perfeitos.
Ilídia


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bola de Carnes Frias

Finalmente... cá vai a minha receita!
Esta receita não é da bimby mas pode ser adaptada facilmente.

Ingredientes (para um tabuleiro com 25x35cm):
MASSA:
- 500 gr de farinha
- 5 ovos
- 320 ml de leite
- 170 gr de margarina
- 20 gr de fermento de padeiro (ou uma saqueta de fermipan)
- Sal q.b.
RECHEIO: (As carnes frias podem ser variadas e a gosto, eu costumo utlizar fiambre, mortadela e chourição)
- +- 150 gr de fiambre
- +- 100 gr de mortadela
- +- 150 gr de chourição (pode ser substítuido por bacon)

       Picar as carnes em quadradinhos pequenos (se for na bimby podem colocar todas ao mesmo tempo e picar cerca de 7/9 segundos na velocidade 3).
      Para a massa, desfazer o fermento com o leite e misturar os restantes ingredientes, amassando até obter uma massa homogénea. (Se for na bimby, colocar o leite, os ovos, o sal e a margarina (mole ou derretida) e programar 2min/37º/Vel2 e depois misturar a farinha e o fermento e programar 1,30min/Amassar).
      Colocar metade da massa num tabuleiro previamente untado de manteiga, colocar as carnes frias e cobrir com a restante massa.
      Deixar descansar durante 1 hora e levar ao forno durante cerca de 25/30 min a 180ºC.
      Sugestão: Polvilhar com ervas.

Bom Apetite!!
Ana Carolina

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Browies ou fondant (não sei ao certo, só sei que é bom!)

Tinha prometido a mim mesma que este fim de semana me ia portar bem, que não ia comer doces, aliás, tinha dito que não entrava nada doce nesta casa. Mas… sou uma fraca, tenho que admitir. No meio de tanto trabalho, estava a faltar qualquer coisa que me desse um alentozinho. Para além disso, tenho dois doentinhos cá em casa que também não dizem que não a um docinho, principalmente se for de chocolate.
Assim, andei a vasculhar pelos blogs, mas ora me faltava este ingrediente, ora aquele… até que abri o livro-base da Bimby e encontrei estes brownies. Cobri-os com a cobertura do Fondant de Chocolate do livro Cozinhar à Minha Maneira (sim, porque achei que o açúcar ainda não era suficiente... depois queixo-me que a roupa está apertada…)
Só é pena, afinal, não me terem dado o tal alento para trabalhar que procurava…




Brownies
Ingredientes:
150 g de nozes (usei avelãs)
150 g de chocolate para culinária
100 g de manteiga à temperatura ambiente
150 g de açúcar (pus só 130)
2 ovos
70 g de farinha
1 c. chá fermento para bolos
1 pitada de sal
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Colocar no copo as nozes e programar 4 seg/ vel 4. Retirar e reservar.
Colocar o chocolate partido no copo, dar uns golpes de turbo. Programar 6 seg/ vel. 9. Retirar e reservar.
Colocar a "borboleta", a manteiga, o açúcar, os ovos e programar 5 min./37 graus/ vel.3.
Retirar a "borboleta", juntar as nozes reservadas e misturar bem com a ajuda da espátula, até que a mistura esteja toda homogénea.
Untar uma forma retangular com manteiga, polvilhar com farinha, deitar a mistura e levar ao forno cerca de 20 minutos, ou até que o palito saia limpo.
Desenformar, cobrir com a seguinte cobertura de chocolate e cortar, ainda quente, em quadrados.
Cobertura de chocolate:
Enquanto o bolo está no forno, colocar no copo 100 g de chocolate para culinária, em pedaços, e ralar 10 seg./ vel. 7.
Juntar a água, o açúcar e programar 15 min./ 100 graus/ vel.3, sem o copo de medida. Juntar a manteiga e misturar 30 seg./ vel.4.

Continuação de bom fim de semana
Ilídia

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bifinhos de frango à indiana

Há pessoas que gostam de sabores simples, dos alimentos temperados apenas com sal. Não me enquadro nesta categoria (a menos que estejamos a falar de um bocado de picanha). Gosto das misturas de sabores, do cheiro inebriante das especiarias que nos transporta para lugares longínquos. A receita que vos trago hoje leva-nos para o Oriente, mais precisamente para a Índia. É uma verdadeira sinestesia… dourada, aromática, saborosa…
 Já não a fazia há algum tempo, mas hoje lembrei-me de a desenterrar de uma Teleculinária velhinha e partilhá-la convosco.

Ingredientes:
600 g de bifes de frango;
1 colher (de sopa) bem cheia de caril em pó;
50 g de manteiga;
1 cebola picada;
½ colher (de sopa) de cominhos;
1 colher (de café) de açafrão da índia;
1 iogurte natural
2 dentes de alho;
Sal grosso q.b.;
1 pedacinho de pimento verde (não usei);
1 colher (de sopa) de coentros frescos, picados;
2 dl de natas;
1 colher (de sopa) de polpa de tomate.
Preparação:
Cortar os bifes de frango em pedaços e temperá-los com um pouco do caril em pó.
Num tacho, levar ao lume a manteiga com a cebola picada e mexer até esta alourar um pouco (piquei a cebola na Bimby, 5 seg. / vel.5,  adicionei a manteiga e programei 5 min./ 100 graus/ vel. 1).
Juntar o restante caril, os cominhos, o açafrão, o iogurte e os dentes de alho, previamente esmagados com sal grosso; misturar também o pimento, os coentros picados, as natas e a polpa de tomate.
Em seguida, adicionar os bifinhos de frango e deixá-los cozer e apurar (programei 12 min./ 100 graus/ velocidade colher inversa).
Acompanhei com arroz Thai Jasmine (parece-me que o ideal seria acompanhar com arroz de passas, mas o meu esposo não gosta de passas) e com um resto de Ratatouille com Crumble, cuja receita publicarei brevemente.



Fonte: Teleculinária, direção do chefe António Silva, nº 1077 (1999-10-04)

 Bom fim de semana
Ilídia

Estufado de Cogumelos

Esta fui eu que inventei. Num final de tarde, depois do trabalho, passei pelo Modelo para levar qualquer coisa para jantar, quando olhei para as embalagens de cogumelos frescos e me inspirei. Então... aqui vai:

2 embalagens de cogumelos frescos inteiros (600 gr)
1 embalagem de bacon aos cubinhos da marca Continente (200gr)
1 embalagem de presunto fatiado da marca Continente (200 gr)
azeite q.b. (sejam generosas neste ingrediente)
4 dentes de alho esmagados
pimenta branca moída para temperar

Faz-se o refogado com o azeite e os alhos esmagados. Adiciona-se a embalagem do bacon e o presunto cortado em pedaços. Deixa-se alourar um bocadinho, enquanto lavamos e laminamos os cogumelos com a ajuda de uma faca (não muito finamente). Juntam-se então os cogumelos e envolve-se tudo muito bem. Tempera-se com pimenta, de preferência moída no momento, e tapa-se. Mexe-se de vez em quando e, assim que o molho tiver desaparecido quase por completo, retira-se do lume e serve-se.

Esta receita poderia perfeitamente ser uma entrada, mas costumo "transformá-la" em prato principal, acompanhada de bróculos cozidos al dente.
Costumo cozinhar os cogumelos num Wok.
Não é necessário temperar com sal, devido àquele que já está presente nas carnes utilizadas.
Espero que gostem.


Maria



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pudim de Butterfinger


É de comer e chorar por mais...

2 sacos de natas (1l)
1 lata de leite condensado cozido
6 folhas de gelatina
1 pacote de bolacha Maria
4 chocolates Butterfinger
1 frasco de caramelo líquido (de preferência da marca Vahiné)

Comecem por demolhar as folhas de gelatina em água fria. Depois de hidratadas, escorrem-se muito bem e dissolvem-se num pouco de água a ferver. Reserva-se e deixa-se arrefecer.
Entretanto, batem-se as natas até ficarem firmes. Adiciona-se a lata de leite condensado e a gelatina, já fria, e bate-se muito bem até ficar homogéneo. Em seguida, juntam-se as bolachas partidas e 3 chocolates partidos grosseiramente. Mexe-se bem e coloca-se numa forma de buraco, previamente "regada" com caramelo líquido. Vai ao frigorífico e só se desenforma depois de devidamente "armado". Enfeita-se com o outro chocolate partido aos bocados.




























Maria

Nota: Aqui fica a imagem do chocolate Butterfinger:



Bolachas com Pepitas de Chocolate e Aveia

Esta receita foi-me dada pela minha tia e são os seus netos que põe… não a mão, mas as mãos na massa. Ihihihihih  Eu resolvi adaptá-la à Bimby. Portanto, foi uma experiência agradável “inventar” os minutos, a velocidade e a temperatura. Digamos que ficaram com a cor e textura ligeiramente diferentes; contudo, o sabor não engana.

Ingredientes
200gr manteiga
250gr de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de baunilha
+/- meia colher de chá de sal fino
375gr de farinha
1 colher de chá de bicarbonato
Meia colher de chá de canela
350gr de pepitas de chocolate
190gr de flocos de aveia

Preparação

Colocar no copo a manteiga e o açúcar – 2 min., vel.2, 50º; colocar a borboleta, temp.100, vel.4, 20 seg..

Adicionar os ovos e a baunilha. – vel.4, 15 seg..

Juntar ao preparado a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela.– vel.4, 20 seg..
Juntar as pepitas e os flocos de aveia. – colher inversa, 2minutos.

Moldar as bolachas e colocá-las em tabuleiros anti-aderentes, mas bem afastadas umas das outras. 12 a 14 minutos no forno a 190º. Deixar arrefecer as bolachas uns segundos antes de as retirarem do tabuleiro.

PMT

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Iogurte de figos

Olá a todas, pareciam-se que eu estava esquecida desse cantinho? Enganaram-se... não me esqueci nada, mas aguentar 2 blogs é preciso ter muita inspiração e boas bocas para comer,lol.
Eu lembrei-me de trazer aqui iogurtes visto que ainda ninguém colocou e é uma coisa que gosto de fazer semanalmente ou até menos. Pois para mim é um fascinio fazer iogurtes é quase como observar a um milagre, sim, pois não me digam que não é! De 1 fazer 6 tem de ser mesmo um milagre! Posso até dizer que é o milagre da reprodução. Mas o que mais me fascina é a variedade de gostos que podemos fazer uns mais doces, outros mais light se quiserem ver mais alguns da minha autoria estão aqui.
Mas vamos ao que interessa... fui buscar essa receita de iogurtes ao blog da Garparzinha que tem umas receitas maravilhosas e já a conhecem por aqui pela Ilidia que gosta muito dela.
Como tinha (e tenho) alguns figos passados na despensa ainda do natal resolvi procurar receitas de iogurtes e fui descobrir esta que me agradou imenso.


Ingredientes:

160g de figos secos
10g de açúcar - usei mascavado escudo
60g de água

800g  de leite meio gordo
2 colheres sopa de leite pó
1 iogurte natural
Fiz assim:

Deitei no copo o açúcar, os figos secos e a água: 3 seg, vel 9 + 10 min, temp 100º, vel 1.

Coloquei uma colher de sobremesa da mistura de figos no fundo de cada copinho e deixei o restante no copo da bimby.
Juntei o leite e o leite em pó: 1 min, vel 9 + 3 min, temp 50º, vel 4.
Juntei o iogurte natural: 15 seg, vel 4.
Distribuí o iogurte pelos copinhos e levei à iogurteira por 12 horas.
Depois levei ao frigorífico por mais 4 a 5 horas até ficar bem fresco.
Agora é só abrir a tampa e saborear com prazer...


Não ficam doces se gostarem de bem doces têm que aumentar a dose do açucar, para mim foi suficiente,pois já estou habituada à falta dele.

Beijinhos                                                                                                     Susana

Pizza Piamontesa


Ingredientes para massa de pizza (livro base Bimby)

200gr de água
50gr de azeite
1c. chá de sal fino
40gr de fermento de padeiro ou 1 saqueta de Fermipan
400gr de farinha

Preparação da massa

Deite os líquidos e o sal no copo da bimby, programe 1 minuto, temp.37º, vel.2.
Adicione a farinha e o fermento e programe 15 seg., vel.6 e 1 min., vel. Espiga.
Deixe a massa repousar 30min.. Estenda a massa fina, coloque os ingredientes escolhidos e leve ao forno pré-aquecido a 220º, durante 15 a 20 minutos.

Ingredientes escolhidos para forrar a massa de pizza

Metade de um frasco de Molho para Massa de Piamontesa
Azeitonas a gosto
Pimento verde ou de outra cor que deseje
1 lata pequena de cogumelos laminados
Fiambre fumado laminado
1 pacote de queijo Flamengo ralado
Orégãos

Preparação

 Espalhar o molho piamontesa na massa de pizza e dispor por cima os referidos ingredientes na ordem mencionada.


PMT

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Sopa de São Valentim

Quem me conhece sabe que não dou especial importância ao dia de São Valentim. Não me agradam estas datas que toda a gente comemora “só porque sim”, em que se compra o presentinho da praxe “porque é suposto”. Prefiro comemorar as minhas datas, as nossas datas. Contudo, nada tenho contra quem gosta de celebrar este dia, até porque nem todos têm que pensar como eu, é claro.
Neste dia de São Valentim, não vos trago um prato glamouroso, muito menos um prato cheio de corações. Trago-vos, porém, um prato cor-de-rosa, que é a cor do dia. Um prato saudável, pois este blogue anda muito doce (no sentido calórico do termo).
Esta sopa costuma agradar a toda a gente (mesmo aos mais resistentes a sopas). É saborosa, nutritiva e bonita, o que também é importante.
Ingredientes:
- 1 cebola;
- 1 alho francês  grande (a parte branca);
- 40 gr. de azeite;
- 1 beterraba pequena;
- 1 curgete pequena;           
- 3 batatas;
- água;
- sal;
- cebolinho para decorar (opcional).

Preparação:

Coloca-se a cebola partida a meio e o alho francês no copo da Bimby e pica-se 5 seg./ vel. 5.
Junta-se o azeite e refoga-se 5 min./vel./100.
Adiciona-se a beterraba, as batatas, partidas aos pedaços, e a curgete cortada em rodelas e cobre-se os legumes com água. Programa-se 25 min./vel.1/100.  Tempera-se a gosto com sal.
No fim, rala-se, na velocidade 5-7-9, progressivamente.
Serve-se polvilhado com cebolinho.

                                                                                           Feliz Dia de São Valentim!
                                                                                                                            Ilídia

Queijadas Maravilha, as queijadas da minha Tia

Esta receita foi-me dada pela minha tia que vive no Canadá. Ela fá-la muitas vezes, principalmente quando sabe que vai receber visitas. São deliciosas e muito rápidas de se fazer.

400g açúcar
100g farinha
50g manteiga
4 ovos
500ml de leite

Bater o açúcar + farinha + manteiga (derretida) + ovos e depois acrescentar, aos poucos, o meio litro de leite; untar as formas com manteiga; polvilhar o preparado com canela antes de colocar as formas no forno (190º, durante uns 20 a 25 minutos / até ficarem douradinhas). Ao saírem do forno, as queijadas vão abater, mas é mesmo assim. Depois, basta retirá-las com uma pequena colher como se fossem lapas.   
  
PS: o preparado dá para 23 queijadas e, se quiserem, podem colocá-las dentro de formas de papel decorativo.

PMT

Leite Creme na Bimby

Apresento-vos aqui outra receita que desenrasca qualquer dona de casa que precisa de uma sobremesa para "ontem" ou porque surgiram apetites repentinos de uma coisinha doce ou porque temos mais gente em casa e a inspiração falta. Em 20 minutos temos aqui, e graças à Bimby, uma sobremesa que não requere que tenhamos ingredientes especiais em casa, pois de toda a despensa que se preze constam estes ingredientes base.

Ingredientes para 8 pessoas:

1 litro de leite
200gr de açúcar
40 gr de maizena ou 60 gr de farinha
6 gemas
1 pau de canela
casca de um limão (só a parte amarela)

Modo de Confecção

Misturam-se todos os ingredientes, excepto a casca de limão e o pau de canela, 15 seg. velocidade 3 e 1/5.
Adiciona-se a casca de limão e o pau de canela e marca-se 20 minutos, a 90 graus, velocidade 1.
Já está. Coloca-se o leite creme em tacinhas ou numa taça. Pode-se polvilhar com açúcar amarelo e queimar ou polvilhar com canela ou a ainda servi-lo simples e apelativamente amarelinho.    Patrícia

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE

Ao sábado, um dos meus rituais é ir, de manhã, à Biofontinhas que, para quem não conhece, é uma quinta biológica que alia a qualidade dos alimentos à simpatia dos proprietários. Já lá vou há anos e, para mim, ir à Biofontinhas é muito mais do que ir às compras, pois lá ainda existe um pouco do ambiente de mercearia de freguesia, em que há tempo para perguntar “Como vai a vida?”, para recomendar o vegetal com um nome exótico,  perfeito para uma sopinha de bebé, e para procurar aquela erva aromática que o cliente pede e que está nos confins de uma estufa.
Hoje, trouxe umas cenouras maravilhosas e lembrei-me de fazer este bolo, que, do universo dos bolos, deve ser dos mais saudáveis. A receita é do livro-base da Bimby e as alterações que fiz foram reduzir um pouco o açúcar e adicionar sementes de papoila, para um efeito simultaneamente estético e crocante.
Ingredientes para o bolo:
- 250 g de cenoura;
- 4 ovos;
- 110 g de óleo;
- 320 g de açúcar (usei 280 g de açúcar amarelo);
- 220 g de farinha;
- 1 c. de sopa de fermento em pó para bolos;
- sementes de papoila (usei 2 colheres de sopa) – opcional.
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Colocar no copo a cenoura, partida aos bocados, e ralar 15 seg./ vel. 9.
Adicionar os ovos, o óleo, o açúcar e programar 1 min./ vel. 6.
Juntar a farinha, as sementes de papoila e o fermento e envolver 15 seg./ vel. 3.
Numa forma, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha, deitar o preparado e levar ao forno cerca de 40 minutos. Retirar do forno, esperar que arrefeça e cobrir com a seguinte cobertura:
- 40 g de margarina;
- 70 g de açúcar;
- 40 g de chocolate em pó;
- 40 g de leite.
Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min./ varoma/ vel. 2.
Para um bolo menos calórico, podem prescindir da cobertura, mas claro que não tem a mesma graça.
                                                                                                                                 Ilídia               


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Risotto de churrasco

Que a vida não está para brincadeiras não é novidade para ninguém. Para evitar comer os tristes restos que cheiram a crise, há que polvilhar as receitas com alguma criatividade. Tinha dois bifes de picanha (tamanho mini), que só chegariam para alimentar alguém com estômago de passarinho (o meu marido não se enquadra nesta categoria…). Assim, fiz a ronda pelo congelador, frigorífico e despensa, misturei tudo e apareceu este risotto (inspirado não num em particular, mas nos risottos que vou vendo pela blogosfera, principalmente neste blog, de que gosto bastante, a começar pelo título). Uma refeição quentinha (que bem precisamos, com este frio), económica e revigorante.

Risotto de churrasco
50 gr. de bacon, cortado em cubinhos
1 cebola média
2 bifes pequenos
2 salsichas para churrasco
1 lata pequena de cogumelos (uso quase sempre frescos, mas hoje não tinha)
330 gr. de água
200 gr. de vinho tinto (não deve ser “carrascão”, mas sim um vinho “drinkable”, como diz a Nigella)
200 gr. de arroz arbóreo (na falta deste, o carolino faz bem o seu papel)
Queijo parmesão a gosto  (usei duas colheres de sopa)
Sal e pimenta q.b..
Preparação
Picar a cebola (5 min./ vel. 5). Reservar.
Refogar o bacon 5 min. /100 graus/ vel. colher inversa (na sua própria gordura). Juntar a cebola e programar mais 5 minutos, à mesma temperatura e velocidade. Adicionar as carnes e os cogumelos e programar mais 5 min, sempre a 100 graus e velocidade colher inversa. Acrescentar o arroz, a água e o vinho tinto, temperar a gosto com sal e pimenta e programar 16 minutos/ 100 graus/ colher inversa.
Juntar o queijo ralado e programar 2 min./ 100 graus/ colher inversa.
Servir de imediato.
Acompanhar com um copo de vinho tinto (ou mais, se não tiverem que trabalhar, como é o meu caso).
Bon appétit!
Ilídia