quinta-feira, 17 de março de 2011

Lasanha de atum

        Com esta receita, entro no desafio das lasanhas e provoco as restantes cozinheiras deste blogue a juntarem-se a mim e às outras meninas que já publicaram lasanhas aqui e aqui a presentearem-nos com mais propostas. Venham mais!




Ingredientes:

1 cebola grande

2 dentes de alho

50 g de azeite

3 latas de atum

1 lata pequena de tomate em pedaços

150 g de polpa de tomate

75 g de vinho branco

Sal e pimenta q.b.

Salsa q.b.

Massa de lasanha (uso fresca, da marca Continente, mas ando com vontade de comprar uma máquina de massas. Ainda não sei se vale a pena. Se alguém tiver alguma e quiser deixar a sua opinião, agradeço.)



Ingredientes para o Molho Béchamel:

600 g de leite

60 g de farinha

40 g de manteiga

Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

No copo da Bimby, põe-se a cebola e o alho e pica-se 5 segundos, velocidade 5. Acrescenta-se o azeite e refoga-se 5 minutos, 100 graus, velocidade 1. Junta-se o atum, bem escorrido, o tomate em pedaços, a polpa de tomate e o vinho branco. Tempera-se com sal e pimenta e programa-se 10 minutos, 100 graus, velocidade colher inversa. Adiciona-se a salsa e programa-se mais 5 minutos, na mesma velocidade e temperatura.

Monta-se a lasanha: no fundo de um pirex, coloca-se uma porção do refogado de atum e outra de massa. Vai-se repetindo as camadas, até acabar o refogado, terminando com uma camada de massa.

Sem lavar o copo da Bimby, coloca-se todos os ingredientes para o molho Béchamel e programa-se 8 minutos, 90 graus, velocidade 4. Verte-se por cima da lasanha e polvilha-se com pão ralado aromatizado com salsa e alho, cuja receita apresento abaixo.

Leva-se ao forno a gratinar.

Serve-se com uma salada e um copo de vinho branco fresquinho.

Pão aromatizado com alho e salsa (ou coentros):

Um pedaço de pão duro (ou tostas)

4 ou 5 dentes de alho

Um raminho de salsa (ou coentros)

Coloca-se no copo da Bimby todos os ingredientes, dá-se uns toques de turbo e depois programa-se alguns segundos na velocidade 10, até estar com a textura desejada.

Costumo congelar e guardar no congelador. Confere um sabor e um cheirinho divinos aos gratinados.

Nota: Quanto mais duro estiver o pão, mais fino fica. Às vezes, faço com sobras de tostas e fica com uma textura bastante agradável.

Beijinhos, Ilídia

3 comentários:

Susana disse...

Já que é para entrar em desafio ao sério, tambem tenho lasanhas para entar,lol.
Essa ficou com um aspeto bem delicioso!

Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Parabéns pela lasanha! Este blog está vulcanicamente a ferver!bj
Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Hummm... Que tem bom aspecto tem. Agora com este início de "aporfia", vamos esperar pelas próximas receitas de lasanha. Hehehe...
Bj. Maria