sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pimentos Recheados

Esta receita é muito saborosa, especialmente para quem aprecia pimentos. Pode ser confeccionada sempre que sobrar arroz branco. Os pimentos podem ser recheados de várias formas. Vou apresentar-vos a forma como os faço, utilizando atum, mas também podem recheá-los com carne moída ou até com outros legumes. O segredo é, por vezes, improvisar de acordo com o que temos em casa.

Ingredientes para 6 pessoas

6 pimentos vermelhos (podem também utilizar os verdes, os laranja e os amarelos, para conferir um ar mais colorido)
1 chávena e meia de arroz cru
1 cebola
3 ou 4 dentes de alho
azeitonas
4 latas de atum
tomate pelado triturado ou ketchup
sal e temperos a gosto
azeite

Modo de Confeccionar
Coze-se o arroz em sal com 3 chávenas de água.
Lavam-se os pimentos e retiram-se-lhes as sementes sem os partir.
Faz-se um refogado com a cebola, o alho e o azeite. Junta-se um folha de louro (facultativo). Quando estiver pronto, junta-se o tomate triturado e, depois deste fervilhar, o atum. Adicionam-se as azeitonas recheadas e picadas. (Pode-se também adicionar cogumelos laminados, caso nos tenha sobrado pouco arroz)
Mistura-se o arroz cozido a este preparado e recheiam-se, de seguida, os pimentos, acondicionando dentro do pimento o preparado para o pimento ficar bem recheadinho.
Leva-se ao forno numa assadeira regada com azeite até estarem assados.  Há necessidade de vigiá-los e de os ir virando para ficarem homogeneamente assados.
Eu prefiro assá-los na Actifry. Assam em menos de metade do tempo e não há cheiros pela casa.
Na Actifry também há necessidade de os ir virando.
Faço-os como prato principal, mas pode ser um óptimo acompanhamento se forem recheados só com legumes.
Espero que experimentem a receita!
Patrícia

2 comentários:

Susana disse...

Gosto imenso de pimentos recheados e realmente pode-se rechear com o que tiver-mos no frigoríco. Mas gosto particulamente de rechear com carne picada e servir como prato principal.
Esses ficaram com óptimo aspecto.

Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Hum, pimentos recheados...lembro-me de quando os fazias... estávamos nós na universidade e a partir daí nunca mais deixei de os cozinhar. Parece que estava a adivinhar, pois hoje comprei pimentões verdes para os rechear mas com atum tal como nos velhos tempos. PMT